segunda-feira, 3 de agosto de 2009

"Eles venceram" ( matéria da revista VEJA)


Apesar de não gostar muito de ler a revista VEJA, a capa da edição nº2122 (duas semanas atrás) me chamou a atenção. Com a foto de um filhote de cão ao lado das seguintes palavras: “ELES VENCERAM. Cães e gatos são tratados como filhos em milhões de lares brasileiros, que gastam com eles 9 bilhões de reais por ano.” Por ser um assunto “totalmente” do meu interesse tive a curiosidade de ler a matéria, e me surpreendi com alguns dados.
O Brasil possui hoje a segunda maior população de cães e gatos, 32 milhões de cães e 16 milhões de gatos, ficando atrás dos Estados Unidos com seus 77 milhões de cães e 93 milhões de gatos. Com uma população dessas o consumo de rações de cachorros no Brasil em 2008 foi de 1,6 milhão de toneladas, que corresponde a 74% do faturamento de 9 bilhões de reais no Brasil. Além da venda de alimentos há outros segmentos como acessórios e equipamentos (5%), Veterinário, Banho e Tosa (13%) e Medicamentos (8%) que recheiam esse faturamento.
Mas o que chama mesmo a atenção é o grande número de estabelecimentos comerciais destinados a venda desses serviços e produtos. Enquanto existe uma farmácia para cada 2600 pessoas, existe um estabelecimento para cada 1200 bichos, totalizando cerca de 40000 pet shops espalhadas pelo país, sendo que só a cidade de São Paulo possui 6000 estabelecimentos, que superam o número de padarias da cidade
Nas 9 páginas destinadas a essa matéria podemos conhecer ainda um pouco do histórico dessa relação entre homens e cães e gatos, e descobrir as novidades em tratamentos veterinários, como psicologia canina, ressonância magnética e tomografia computadorizada. Ainda é possível conferir algumas dicas do domador César Millan, o famoso“Encantador de cães”.
O curioso é pararmos para pensar nesse novo status que os cães e gatos assumiram nos últimos anos, primeiro devido ao encolhimento das famílias, que hoje possuem apenas um ou dois filhos; e segundo pelo aumento do número de pessoas que vivem sozinhas e buscam uma companhia. Em 10% dos lares brasileiros eles já são considerados “filhos”, e essa tendência é aumentar.
E você!? Também trata seu animal como um membro da família!? Lembrem-se que isso não significa apenas mimá-lo, mas sim garantir uma vida saudável, o bem-estar e cuidados, respeitando suas necessidades e limitações.


"A dog doesn't care if you're rich or poor, educated or illiterate, clever or dull. Give him your heart and he will give you his." John Grogan

Nenhum comentário:

Postar um comentário